Fantinel, Pozzobom e Riesgo a caminho da volta à planície

Fantinel, Pozzobom e Riesgo a caminho da volta à planície

Foto: Luã Santos; Divulgação; Vitória Sarturi (Diário)

Beto Fantinel (à esq.); Jorge Pozzobom (centro); e Giuseppe Riesgo (à dir.)

Até o final de março, muda completamente a cara do primeiro escalão do governo estadual. Pode começar, inclusive, pelo próprio governador Eduardo Leite, se ele decidir concorrer ao Senado ou esperar por uma improvável chance de candidatar-se a presidente da República. Nessa circunstância, o titular do Piratini terá de renunciar e assume o vice, e pré-candidato ao governo, Gabriel Souza.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De todo modo, com Leite ou sem, o secretariado muda bastante e atinge diretamente Santa Maria. Dois integrantes do primeiro escalão, vinculados à cidade, deixarão seus cargos – pois pretendem disputar vaga na Assembleia Legislativa. No caso, o emedebista Beto Fantinel, titular da pasta de Desenvolvimento Social, e o pessedista Jorge Pozzobom, secretário dos Sistemas Penal e Socioeducativo.

Fantinel está no cargo desde o início do governo. E como é também deputado estadual licenciado, retoma seu mandato, com toda a visibilidade que isso significa. De inhapa, especialmente se Gabriel assumir o governo, poderá ver seu segundo na pasta, Gustavo Saldanha, ocupar o cargo atual dele.

Situação diferente é a de Pozzobom. O ex-prefeito de Santa Maria terá ficado cerca de um ano no cargo, mas volta à planície a partir de abril. Isso significa, no entanto, que terá plena liberdade para entrar “de cabeça” na pré-campanha. Situação que só mudará no final de julho, quando da convenção do PSD que o tornará efetivamente candidato.

Em tempo

Outro santa-mariense que terá de se desincompatibilizar e, em tese, também perderá as benesses de ser mais conhecido, por conta de sua atividade, é o ex-deputado Giuseppe Riesgo, do Novo. No final de março, ele deixa a Secretaria de Parcerias, do governo municipal de Porto Alegre. O novista chegou a estar cotado para ser vice na chapa de direita liderada por Luciano Zucco, do PL. A vaga, porém, vai para o PP, com o que o santa-mariense deve mesmo disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Em tempo II

Do quarteto de protagonistas, até aqui, da disputa parlamentar, um não precisará se desincompatibilizar. No caso, o petista Valdeci Oliveira. Da oposição e sem cargo no Executivo, exerceu mandato de deputado estadual na plenitude. De diferente, também, entre seus colegas, é o cargo a ser disputado: não mais a Assembleia gaúcha, mas a Câmara dos Deputados. O destino buscado, portanto, é Brasília.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

PP dividido? Sim. E uma queixa: espaço limitado no governo Anterior

PP dividido? Sim. E uma queixa: espaço limitado no governo

Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD Próximo

Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD

Claudemir Pereira